(32) 3421.2085
11/03/20 - Ensino Médio
Com mais de 80% de aprovações, turma do Carmo se destaca no ENEM 2019

Com as últimas novidades, a turma do 3º ano de 2019 teve 85% dos alunos aprovados em 2020, pelo ENEM, PISM, PAS, UNICAMP, dentre outros processos seletivos. Dos 34 estudantes que concluíram o Ensino Médio no Carmo de Cataguases no ano passado, até o momento, 29 passaram direto, ou seja, já conquistaram uma vaga em universidade. Outros aguardam nas listas de chamada e podem ter boas notícias nos meses seguintes.Somando-se, eles passaram, "de primeira", em um total de 61 cursos, já que muitos tiveram aprovações em várias faculdades e estão fazendo suas opções. 

UFJF, UFLA, UFOP, UFRJ, UFSJ, UFV, UNICAMP, UNIFAA, UNIFAL, IF Sudeste, Cefet, PUC, Suprema, CES, Doctum, FIC, Mackenzie, Unifaminas, Uniredentor, Vianna Júnior. Estas são as instituições, entre universidades federais e particulares. Cada estudante tem sua história de vida, seus projetos, mas todos têm em comum o empenho e a força de vontade. Alguns optam por cursos muito disputados, como a Medicina, que, na ampla concorrência (sem cotas), exige as notas mais altas. Por isso, o desafio não é fácil. No entanto, é possível e a escola coleciona brilhantes exemplos de estudantes que conseguiram ingressar nos cursos que mais queriam.

Quer saber como eles chegaram lá?

Perguntamos a alguns destes alunos que se formaram em 2019, no Carmo de Cataguases, qual é "o segredo" para passar bem nos processos seletivos. Confira alguns depoimentos a seguir:

  • “Desde o 1º ano do Ensino Médio eu já criei uma rotina de estudos. No meu 3º ano, tirava um dia da semana para fazer minha redação. Chegava da escola e estudava mais ou menos 5 horas por dia, inclusive aos sábados e domingos. Os simulados do Bernoulli, pra mim, foram essenciais, porque eu consegui criar uma estratégia para o meu dia de prova do Enem. Então às vezes eu fazia um simulado Bernoulli de um jeito, não ficava muito satisfeita com o meu resultado e no próximo eu tentava mudar. Por exemplo, eu sempre comecei o simulado fazendo a redação e isso deu certo em todos, então no Enem eu comecei pela redação. O ideal é, em cada simulado, fazer de um jeito diferente para definir o que usar no dia do Enem. Para mim, os 5 simulados que fizemos foram perfeitos e, se tivesse possibilidade de eu ter feito mais, eu com certeza faria.” Este foi o depoimento da Manuella Silva Guerson, que quase fechou a Redação do ENEM 2019, com 980 pontos em 1.000, e foi aprovada em Bioquímica na UFV. 
  • “Os simulados (do Bernoulli) ajudaram muito. Quando eu fiz o ENEM em 2018, como treineiro, não consegui ler nem a metade da prova, por cansaço. Já em 2019, consegui fazer quase todas as questões, então ajudou muito sim. Na Redação também. Minha média total aumentou uns 100 pontos e a da Redação aumentou 160 pontos em relação a 2018. Eu me dediquei mais em Redação e em Matemática, porque ajudam bastante a subir a média. Nas outras, eu estudei mais as matérias que mais caem”, afirmou Thiago Neves Baesso, que já está cursando Jornalismo na UFJF, tendo sido aprovado pelo PISM. Pelo ENEM, ele foi aprovado também em Serviço Social na UFRJ e novamente em Jornalismo na PUC-MG.
  • “Eu procurava sempre entender bem os conteúdos na aula e, caso não ficasse alguma parte bem fixada, eu estudava em casa. O treinamento através dos simulados Bernoulli fez muita diferença no preparo para o ENEM. Nos dias de simulação, era hora de colocar em prática tudo que tinha no material do Bernoulli aos moldes do ENEM. O simulado ajuda a calcular o tempo de cada questão, distinguir as fáceis, médias e difíceis, além de preparar o aluno pra fazer a redação em, no máximo, 100 minutos. As estratégias de estudo sempre foram absorver o máximo da aula e ir para casa com o mínimo de dúvidas possíveis. Para verificar se realmente o conteúdo foi fixado, eu focava nos exercícios que a apostila traz, e, se não conseguisse resolver, eu voltava para aprender o conteúdo de outra forma.” Assim foi a rotina da Lorena Gonzaga Santiago, que passou em 1º lugar para Engenharia Civil na UFSJ, pelo ENEM, e também nos cursos de Matemática (pelo PISM/UFJF) e Engenharia ABI (pelo PAS/UFLA).

 

 

A lista de cursos em que eles tiveram aprovações é extensa, confira: Administração, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Bioquímica, Ciência da Computação, Ciências Contábeis, Ciências Econômicas, Ciências Exatas, Ciências Humanas, Cooperativismo, Direito, Engenharia – ABI, Engenharia Civil, Engenharia de Computação, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia de Software, Farmácia, Física, História, Jornalismo, Letras, Matemática, Medicina, Odontologia, Psicologia, Química, Relações Internacionais, Secretariado Executivo Trilíngue, Serviço Social, Sistemas de Informação.

Além de ser um reconhecimento importante do talento e dedicação dos alunos, estes resultados são um incentivo para todos aqueles que já estão ou vão ingressar no Ensino Médio do Colégio Carmo, para que sigam confiantes pelo caminho certo.

Parceria com o Bernoulli

No 3º ano do Ensino Médio, os estudantes do Carmo contam com o material didático do Sistema Bernoulli de Ensino, totalmente alinhado à Nova BNCC, utilizando as metodologias conhecidas como Taxonomia de Bloom (saiba mais sobre estas metodologias em outra matéria publicada aqui no site do Carmo). O material é apresentado também em versão digital, na Plataforma Virtual de Aprendizagem  “Meu Bernoulli”.

Para avançar nos treinamentos para o ENEM, os estudantes fazem uma bateria de Simulados Bernoulli. Em 2019, foram 5 simulados, distribuídos em 10 dias de avaliações, que seguem exatamente o modelo das provas do ENEM, com o mesmo tipo e número de questões do Exame Nacional e preparadas por uma banca de professores do Bernoulli. Em 2020, a turma do 3º ano fará também 5 simulados deste tipo, já agendados no calendário letivo.

As provas dos alunos são corrigidas seguindo os parâmetros da Teoria de Resposta ao Item (TRI), tal como acontece nas correções do ENEM. Cada aluno sabe seus resultados através de gráficos de desempenho, que apontam pontos fortes e pontos a serem desenvolvidos. Assim, o aluno evolui, ganha confiança e, no dia da prova, sente que sabe o que está fazendo.

Os resultados são cada vez melhores, observando-se os crescentes índices de aprovações de alunos do Carmo em todos os processos seletivos que participam. Na série histórica do ENEM, o Colégio Carmo esteve sempre em primeiro lugar, no ranking de escolas de Cataguases que oferecem o Ensino Médio.

Oficinas de Redação

Outro ponto forte na preparação dos estudantes do Carmo para o ENEM e outros processos seletivos são as Oficinas de Redação. As atividades são desenvolvidas com material de apoio do Bernoulli, com dezenas de novas propostas de temas de redação. A turma é dividida em dois grupos e mantém uma produção rotineira de redações, corrigidas pelo professor, seguindo os critérios do ENEM, a fim de que o aluno possa aperfeiçoar sua técnica. Além dos estudos temáticos sobre assuntos da atualidade nas aulas de Redação, as aulas de Filosofia, Sociologia, História e Geografia contribuem para ampliar o repertório sociocultural dos estudantes, o que impacta diretamente na qualidade do conteúdo das redações.

Orientação e apoio socioemocional

A turma do 3º ano do Ensino Médio conta, também, com um trabalho desenvolvido junto à coordenação, com apoio de uma psicóloga, em momentos individualizados e coletivos, para orientações com relação ao projeto de vida de cada aluno, suas escolhas profissionais, seu planejamento estratégico de estudos para passar pelos processos seletivos e atenção personalizada às questões socioemocionais dos estudantes.

Apoio familiar

Fundamental em toda a vida, o apoio familiar é indispensável e faz toda a diferença para os estudantes que se preparam para enfrentar concorridos processos seletivos e que precisam decidir, neste ano, sobre seu futuro profissional. Estar ao lado da família, poder contar com o carinho, atenção e apoio dos pais e responsáveis é reconhecido, por toda a equipe de educadores do Colégio Carmo, como um diferencial no desempenho desses estudantes. Depois que concluírem o Ensino Médio, eles já terão mais maturidade e autoconfiança para seguir novos caminhos, o que muitas vezes significa ir morar em outra cidade para cursar sua faculdade. Para conseguir alcançar esse sonho, quem está morando com a família ganha, também, mais tempo para estudar, já que não precisa se preocupar com mais nada além disso. 

 

 

Comentários