Proposta Pedagógica

O Colégio Carmo oferece o Ensino Médio (1º, 2º e 3º anos) no turno da manhã, incluindo também aulas no turno da tarde, em um ou dois dias semanais, totalizando mais de mil horas de aula nos 200 dias letivos do calendário anual. As disciplinas são as seguintes:

• Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Matemática
  • História
  • Geografia
  • Biologia
  • Física
  • Química
  • Língua Inglesa
  • Sociologia
  • Filosofia
  • Educação Física
  • Projeto de Vida
  • Oficina de Redação (para o 3º ano)

O Colégio Carmo é escola parceira do Sistema Bernoulli de Ensino, adotando seu material didático impresso e utilizando sua plataforma digital de aprendizagem. No Ensino Médio, a construção do conhecimento passa pela conceituação, verificação, fixação e estudo, promovendo o protagonismo do estudante, investigação, pesquisa e dignósticos precisos através de "Simulados". O material didático está 100% adaptado à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Focando a preparação dos estudantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), além do material didático de excelente qualidade, o Colégio Carmo realiza, com o Bernoulli, Simulados do ENEM, com provas inéditas, correção pela TRI e acesso digital ao "Simulador Sisu".

A organização em quatro áreas – Linguagens, Códigos e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias e Ciências Humanas e suas Tecnologias – tem como base a reunião daqueles conhecimentos que compartilham objetos de estudo e, portanto, mais facilmente se comunicam, criando condições para que a prática escolar se desenvolva numa perspectiva de interdisciplinaridade.

Estrutura

As aulas, no Ensino Médio, acontecem no 1º pavimento do prédio principal da escola.

Todas as salas de aula do Ensino Médio estão equipadas com SmarTVs de 50 polegadas, com acesso à internet (WiFi) e são climatizadas (ar condicionado).

No térreo estão também um salão multimídia, uma sala de atividades em grupos, uma sala de reuniões, um laboratório de informática climatizado, sala dos professores, banheiros feminino e masculino para estudantes e banheiros feminino e masculino para professores, as salas da direção pedagógica, direção administrativa, assessoria pedagógica e de comunicação, secretaria, portaria, sala de visitas, reprografia, sala de atendimento psicopedagógico, sala de som, enfermaria e a Capela de Nossa Senhora do Carmo.

No 1º Pavimento, além das salas de aula, estão um laboratório de ciências, uma sala multimídia climatizada, uma sala de apoio, a biblioteca, a tesouraria, a sala de matrículas e os banheiros feminino e masculino.

Compõem o complexo esportivo e de lazer: uma cantina, uma quadra poliesportiva ao ar livre, vestiários e banheiros feminino e masculino, quiosques, mesas de xadrez e tênis de mesa, um ginásio poliesportivo coberto (com arquibancadas, palco para eventos, cantina, vestiários e banheiros feminino e masculino e salas de depósito de materiais), um campo de futebol gramado, um parquinho infantil, uma piscina de 25 metros de comprimento (com vestiários e banheiros feminino e masculino), uma pracinha de convivência com viveiro de pássaros, uma sala de recepção e saída dos alunos.