Primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é oferecida em quatro anos: Maternal II, Maternal III, 1º e 2º períodos. Podem ingressar no Maternal II as crianças que completarem dois anos de idade até 31 de março do corrente ano.

O Colégio Carmo é escola parceira do Sistema Bernoulli de Ensino, adotando seu material didático impresso no Maternal III, 1º e 2º períodos e utilizando sua plataforma digital de aprendizagem. Na Educação Infantil, a construção do conhecimento se dá por meio dos campos de experiência. O material didático está 100% adaptado à Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

A metodologia segue os pressupostos teóricos da Taxonomia de Bloom, que é fundamental na Nova BNCC, integrando ações que promovam o desenvolvimento cognitivo, psicomotor e afetivo da criança.

Na rotina semanal, além das aulas com as professoras regentes e sempre acompanhadas de uma ajudante em cada turma, as crianças têm aulas adicionais de:

• Musicalização (2 aulas por semana) com a professora Alethea Sarmento, para todas as séries, na Sala de Música;
  • Informática (1 aula por semana) com o professor Magno Oliveira, para o Maternal III, 1º e 2º períodos, na Sala de Informática.

Ao ingressarem na escola, os estudantes novatos do Maternal II e do Maternal III passam por um período de adaptação. As orientações sobre esse processo de adaptação são apresentadas em reunião com os pais antes do início do ano letivo, em data e horário agendados com a Coordenadora, Denise Furtado.

As aulas acontecem no turno da tarde, com entrada às 12h50 e saída às 17h10. As crianças são acolhidas pelas professoras e ajudantes no pavilhão de eventos da escola, onde todas as turmas se reúnem para participar juntas. De segunda a quinta-feira, há uma programação diferente: na segunda-feira, acontece o Momento Cívico; na terça-feira, o Momento de Interiorização; na quarta-feira, Brincadeiras Cantadas; a quinta-feira é o dia da Tarde Alegre, com apresentações teatrais das professoras. Na sexta-feira, as crianças são acolhidas diretamente em suas salas de aula. Cada um desses momentos é planejado a fim de promover a aprendizagem de valores, a formação humana e a melhor integração do aluno ao ambiente escolar.

A Educação Infantil do Colégio Carmo conta com uma excelente estrutura física. No novo prédio, inaugurado em agosto de 2019, a acessibilidade foi planejada e garantida. As salas de aula do Maternal II e Maternal III funcionam no térreo. Escadas adaptadas para as crianças e um elevador são as opções de acesso ao segundo piso, onde estão as salas de aula do 1º e 2º períodos.

As amplas salas de aula estão com mobiliário renovado, também, em 2019. As carteiras e cadeiras têm o tamanho diferenciado de acordo com a idade da criança. Os banheiros feminino e masculino e bebedouros, instalados em todos os pavimentos do novo prédio, também são adaptados para o acesso das crianças, em altura adequada, contando também com fraldário e chuveiros.

A escola tem ampla área esportiva, cultural e de recreação.  As crianças realizam atividades em campos gramados, ginásio poliesportivo e de eventos coberto, quadra esportiva ao ar livre, dois parquinhos, uma piscina infantil, casinha de bonecas, brinquedoteca, sala de música, sala de vídeo e biblioteca, pracinha com viveiro de pássaros e o pavilhão de eventos, onde acontecem apresentações teatrais, musicais e recreativas.