05/07/19 - Ensino Fundamental II
Alunos do 7º ano produzem iogurte para estudar bactérias

Nesta semana, os alunos do 7° ano do Ensino Fundamental participaram de uma aula especial: “Fazendo Iogurte”. Na prática, eles aprenderam sobre as bactérias e o processo de fermentação na produção desta bebida láctea. Esta atividade faz parte da disciplina de Ciências, lecionada pela professora Cláudia Padilha.

Antes da realização da experiência, os alunos estudaram a teoria em sala de aula como base para a atividade prática. Eles aprenderam sobre o Reino Monera, suas características e a importância da fermentação das bactérias para a produção do iogurte.

As bactérias que existem no iogurte se proliferam no leite e produzem, durante sua fermentação, o ácido lático. Os lactobacilos presentes no iogurte melhoram o funcionamento da flora intestinal, além de combater substâncias tóxicas e prevenir doenças no estômago e no intestino por meio da acidificação do ambiente intestinal.