08/04/24 - Ensino Médio
Sábado de Simulado Enem Bernoulli para o 3º ano do Ensino Médio

O primeiro Simulado Enem Bernoulli deste ano foi aplicado no sábado à tarde, 6 de abril, para a turma do 3º ano do Ensino Médio, no salão do Educandário Dom Silvério. Além das 90 questões de Linguagens e Ciências Humanas, os estudantes fizeram a redação, seguindo a mesma dinâmica do Exame Nacional do Ensino Médio. A prova começou às 13h e foi até às 18h30, sendo realizada simultaneamente por milhares de estudantes de cursinhos e escolas parceiras do Bernoulli em todo o país. No sábado que vem, dia 13, todos farão a segunda rodada de provas, com mais 90 questões de Matemática e Ciências da Natureza.

As provas seguem o padrão de correção do Enem, sendo calibradas questões fáceis, médias e difíceis, pela Teoria de Resposta ao Item (TRI). Isso permite que os estudantes tenham acesso à sua nota seguindo os mesmos critérios de avaliação do Exame Nacional. Ao entrar na plataforma Meu Bernoulli, o aluno tem à sua disposição o Simulador SISU, onde consegue ter uma boa noção se, com essa nota, tem boas chances de ser aprovado para o curso e a universidade da sua escolha.

Ao longo do ano de 2024, o Terceirão do Colégio Carmo fará três simulados Enem Bernoulli, além dos simulados regulares de cada etapa. O treinamento é interessante, também, para que os candidatos aprendam a administrar melhor o tempo (em 5 horas e 30 minutos, no primeiro dia; e em 5 horas, no segundo dia) necessário para fazer todas as questões.