16/01/24 - Ensino Médio
Destaques do Carmo na redação do Enem 2023

Confira, aqui na galeria de imagens, os destaques do Colégio Carmo de Cataguases no ENEM 2023. Os estudantes estão acessando suas notas e compartilhando conosco o desempenho na prova mais importante, que é a de Redação, valendo mil pontos. O tema foi "Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil". A nota da redação é considerada decisiva, sendo usada como critério de desempate para acesso a várias universidades.

A redação tem sido um ponto forte do Ensino Médio do Colégio Carmo e as notas vêm se mantendo acima dos 800 pontos desde 2019. De acordo com os dados do ENEM POR ESCOLA divulgados pelo INEP/MEC, no ENEM 2022, os estudantes do Colégio Carmo obtiveram nota média de 866 na Redação. A título de comparação, foi uma média maior do que a dos estudantes do Coluni/UFV, que em 2022 tiveram média de 860,7 na Redação do Enem, como registrou o INEP (dados disponíveis em www.aio.com.br/enemporescola).

Os dados do ENEM POR ESCOLA de 2023 ainda não foram divulgados pelo INEP, então, para se ter uma ideia de como esses resultados do Carmo de Cataguases são excepcionais, basta ver qual foi a nota média nacional dos estudantes de escolas particulares (privadas) na Redação do ENEM 2022: 736 pontos (fonte: AIO Educação, com base nos dados do INEP), bem abaixo da nota média obtida pela turma do Carmo. Nas informações sobre o desempenho geral nacional, o INEP informa que menos de 25% dos candidatos que fizeram o ENEM 2022 conseguiram notas acima de 800 (veja o gráfico na galeria de imagens, abaixo).

As Oficinas de Redação são um diferencial do Ensino Médio do Colégio Carmo. Com aulas semanais e material atualizado anualmente pelo Bernoulli e pelos professores do Carmo, os estudantes debatem sobre os mais diversos temas e produzem as redações que são corrigidas seguindo os mesmos parâmetros de correção do ENEM. Esse trabalho se soma a todo um conjunto de leitura, interpretação, discussão oral e produção de textos que acontece não só nas aulas de Língua Portuguesa, Literatura e Redação, mas também de História, Geografia, Sociologia e Filosofia, que são as disciplinas em que se ampliam o repertório sociocultural dos alunos para que estejam preparados para dissertar sobre os mais diversos temas da atualidade.