16/11/23 - Ensino Médio
Equipes do 2º ano interpretam as músicas de protesto da ditadura em projeto de História

"Alegria, alegria", de Caetano Veloso, e diversas outras músicas de protesto do período da ditadura militar no Brasil foram interpretadas pelos estudantes do 2º ano do Ensino Médio, nas aulas de História da professora Raquel Barroso. Uma curiosidade sobre esse trabalho é que a apresentação dos alunos aconteceu antes da aplicação das provas do Enem 2023, em que uma das questões foi justamente a interpretação de "Alegria, alegria".

Cada grupo cantou e explicou a importância da canção escolhida, contextualizando historicamente o período de 1964 a 1985 no país. "Para não dizer que não falei de flores", de Geraldo Vandré, "Acorda, amor", de Chico Buarque, "Primavera nos dentes", de João Ricardo e Apolinário", "Como nossos pais", de Belchior, "Eu quero é botar meu bloco na rua", de Sérgio Sampaio, "Ponteio", de Edu Lobo, "O bêbado e o equilibrista", de Aldir Blanc e João Bosco, "Opinião",de Zé Keti e "Apesar de você", de Chico Buarque, fizeram parte da seleção proposta na atividade.