(32) 3421.2085
05/04/22 - Ensino Médio
Projeto do 2º ano divulga direitos humanos no Instagram

Explicar cada um dos 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos (DUDH), assinada em 1948, pelas Nações Unidas, foi o objetivo do projeto que envolveu, no mês de março, a turma do 2º ano do Ensino Médio. No perfil do Instagram @segundoanocarmo2022 estão publicados os posts informativos e educativos.  

Para as postagens, os alunos foram orientados a pesquisar exemplos de situações de violação de direitos humanos, citando instituições responsáveis por protegê-los. Informaram-se, também, sobre as garantias de direito presentes na Constituição Federal de 1988 e apresentaram propostas de intervenção social para que cada direito seja atendido, especialmente no Brasil. A atividade fez parte das aulas de Sociologia, com a professora Luciana Melo.

Como explica a professora, "a proposta colabora para enriquecer o repertório sociocultural dos estudantes, refletindo sobre a realidade social brasileira. Tal habilidade é exigida, inclusive, na hora de escrever uma redação no modelo do Enem. Ferir os direitos humanos, nesse caso, implica na perda de pontos em uma das competências analisadas na correção da prova, como está expresso na cartilha do participante. Defender tortura ou qualquer outra forma de 'justiça com as próprias mãos', encarceramento em massa, censura ou restrição do acesso à informação são exemplos de ideias contrárias aos direitos humanos. O respeito à dignidade humana, o reconhecimento das diversidades e da igualdade de direitos são valores essenciais na educação para a cidadania."

A comunidade está convidada a conhecer o projeto, basta abrir a solicitação para seguir o perfil: @segundoanocarmo2022

 

 

Comentários