(32) 3421.2085
22/02/22 - Ensino Médio
PROJETO DE VIDA: turma do 1º ano cria mapas de sonhos

"Sonhar é verbo, é seguir, é pensar, é inspirar, é fazer força, insistir, é lutar, é transpirar. São mil verbos que vêm antes do verbo realizar". Esse poema de Bráulio Bessa abre o "Encontro 2" do livro de "Projeto de Vida" da turma do 1º ano e foi tema da aula desta semana.

Os estudantes começam a cursar o Ensino Médio cheios de sonhos para o futuro profissional e pessoal. Na sala de atividades em grupos, cada aluno foi desafiado a construir o mapa dos sonhos de um outro colega, descrevendo com palavras e desenhos, o que cada um compartilhou dos seus desejos para o futuro. Depois, como tarefa  de casa, vão escrever uma carta para si mesmos, para ser lida daqui a dez anos, relatando como imaginam que será o percurso para alcançarem seu sonho: desafios, dificuldades, conquistas e sentimentos vivenciados.

A proposta, orientada pela professora Luciana Melo, é que cada estudante se sinta livre para sonhar, mesmo aqueles sonhos que possam parecer impossíveis de serem realizados, e que pratiquem a escuta ativa com os colegas, ouvindo com empatia os sonhos de cada um. São sonhos norteadores para o projeto de vida de cada um.

Comentários