(32) 3421.2085
30/11/21 - Ensino Fundamental II
Turmas do 9º ano expõem maquetes e poemas sobre arte urbana

Estão em exposição, na varanda principal do Colégio Carmo, os trabalhos das turmas do 9º ano, em atividade interdisciplinar de Língua Portuguesa e Artes. A arte urbana foi o tema proposto pelas professoras Maria Tereza Manna e Flávia Lobo.

As equipes redigiram poemas e reproduziram, em maquetes, diferentes ambientes urbanos. Um grupo, por exemplo, mostrou uma visão crítica com relação a certas intervenções, como as pichações, comparadas a vandelizações, contrapondo-as à arte em grafite, que revitaliza. Outro grupo homenageou a cantora Marília Mendonça, representada na arte que simula um outdoor.

Questões ambientais e sociais estão presentes em vários trabalhos. Em algumas maquetes, estão frases de conscientização sobre essas questões, mostrando como o espaço urbano pode servir, também, como espaço de campanhas educativas. "Liberdade vem da arte" é uma das frases que decora a parede externa da maquete de uma casa. Uma maquete incluiu diversos personagens segurando cartazes relacionados a direitos humanos, representando uma passeata cidadã em um espaço urbano.

A criatividade dos trabalhos pode ser observada nas imagens que estão na galeria, abaixo. 

Comentários