10/12/20 - Ensino Fundamental I
Turmas do 5º ano têm palestra sobre o patrimônio histórico de Cataguases

As turmas do 5º ano receberam, nas videoconferências de hoje, a palestrante Virgínia Ribeiro de Souza, que lhes apresentou Cataguases como uma cidade histórica, reconhecida pelo IPHAN. Patrimônio histórico é o tema atual das aulas da professora Fernanda Barbosa, que fez o convite para o encontro virtual com as crianças.

Virgínia trabalha no Departamento Municipal do Patrimônio Histórico e Artístico de Cataguases (Demphac), órgão ligado à Secretaria de Cultura da Prefeitura. Durante muitos anos, ela desenvolve um projeto educativo com estudantes das escolas locais, apresentando todo o patrimônio que integra à “poligonal de tombamento” de Cataguases. Geralmente, as crianças e jovens percorrem, com ela, no “Trenzinho da Alegria”, todos esses locais.

Como as escolas estão com ensino remoto, o projeto está tendo continuidade através de um canal no youtube: ReConhecendo Cataguases. Ao final da palestra, Virgínia convidou os estudantes a acessarem o canal, que está disponível neste link: https://www.youtube.com/channel/UCyAvFBWrmCzs4LETcG092nQ/featured.

Em um dos vídeos, Virgínia apresenta o Educandário Dom Silvério, patrimônio administrado pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência: