(32) 3421.2085
05/11/20 - Ensino Fundamental I
Aprenda a respirar profundamente e diminuir a ansiedade com a professora Graziela

A professora de Educação Física do Ensino Fundamental I, Graziela Porfiro, teve uma participação especial na aula de Ciências da professora Denise Mathias, com as turmas do 5º ano, nesta semana. Como os alunos estão estudando o Sistema Respiratório, a Tia Grazi gravou este vídeo, convidando cada um a prestar mais atenção em sua respiração. As orientações são importantes para as crianças e também para os adultos.

“Você inspira profundamente, deixando o ar entrar, movimentando o diafragma, ou você inibe a respiração, movimentando só o peito? Uma respiração mais tranquila e profunda faz a gente ficar mais calmo, a pensarmos mais nas nossas ações, a termos menos ansiedade”, explicou Graziela.

No vídeo, a professora ensina uma técnica de respiração profunda, indicada para ser feita 30 vezes, pela manhã, para aumentar a capacidade respiratória (método Win Hof). Citou, também, a técnica clássica de respiração utilizada para o gerenciamento da ansiedade, a respiração quadrada, feita em quatro etapas; todas com a mesma duração: inspiração, pausa cheio, expiração e pausa vazio.

Além disso, recomendou a prática regular de exercícios físicos aeróbicos, como andar de bicicleta, correr, caminhar ou nadar. A aeróbica melhora a respiração, os batimentos cardíacos e a produção das células respiratórias do corpo (mitocôndrias).

Para as crianças, a Tia Grazi termina o vídeo com uma dica especial: que usem essas técnicas de respiração antes de fazer uma prova, para se acalmarem, e também na hora que estiverem sentindo raiva, podendo, assim, evitar brigar com um colega o com alguém em casa.

Comentários