23/10/20 - Ensino Médio
Estudantes do 1º ano gravam podcasts com as melhores dicas de “Projeto de Vida”

“Você se considera uma pessoa inteligente?” Esta é uma das questões que estão nos podcasts gravados pelos estudantes do 1º ano do Ensino Médio, em atividade da disciplina “Projeto de Vida”. Divididos em equipes, eles apresentaram, em gravações de áudio, as orientações que consideraram, até o momento, mais significativas, dentre todos os conteúdos que serviram de base para as aulas deste ano.

Os podcasts foram compartilhados com os colegas do 3º ano do Ensino Médio, como forma de demonstrar empatia pelo que estão vivendo neste ano e como projeção do que a turma que hoje está no 1º ano vai vivenciar daqui a dois anos, quando estiverem, também, para concluir o Ensino Médio.

A questão das múltiplas inteligências, que é tratada entre renomados pesquisadores, como Howard Gardner, foi um dos temas que chamou a atenção dos alunos. Tradicionalmente, as escolas e a sociedade valorizam mais as inteligências lógico-matemática e verbo-linguística, mas existem outras tão importantes quanto estas, como as inteligências interpessoal, intrapessoal, corporal-sinestésica, musical, espacial-visual e naturalista. “Os estudantes pesquisaram sobre cada uma destas inteligências, tentando descobrir-se nelas, e concluíram que é errado rotular as pessoas como mais inteligentes ou menos inteligentes, pois cada um tem talentos e aptidões diferentes”, explicou a professora da disciplina, Luciana.

Os estudantes puderam compreender que todas as inteligências são igualmente importantes. No livro didático do Bernoulli, viram que “quanto mais elas forem desenvolvidas para que, em conjunto, auxiliem nas soluções complexas exigidas pelo mundo, melhor. Aceitar essa diversidade de inteligências é aprender a valorizar e compreender o outro. É ser empático com as pessoas ao seu redor, entendendo que cada um contribui de uma forma diferente, já que o desenvolvimento das inteligências e suas interações é único para cada um. Cada contexto pode valorizar mais um tipo de inteligência do que as outras. Isso não quer dizer que você precisa ser ótimo em todas elas. Significa, na verdade, que se conhecer o auxilia a participar de ambientes e situações que sejam mais sinérgicos aos seus talentos e aptidões.”

Confira, na galeria de imagens, alguns recortes do material de estudo da disciplina Projeto de Vida, que tratam dos temas escolhidos pelos estudantes nos podcasts apresentados.