(32) 3421.2085
21/09/20 - Educação Infantil
Expressões e sentimentos nas aulas do Maternal III

Segure o seu coração: fortes emoções passando pela sua tela neste momento, com as imagens que você vê na galeria, abaixo. Alegria, tristeza, raiva, nojo, medo, diversos sentimentos foram tratados na videoaula da Tia Sandra, com as crianças do Maternal III. As famílias colaboraram, registrando em fotos o rostinho das crianças diante de cada sentimento despertado. O trabalho faz parte do projeto de educação socioemocional que é desenvolvido na Educação Infantil.

As atividades estão sendo realizadas através de videoaulas que os pequenos assistem em casa e também de videoconferências, quando as crianças interagem com a professora. Tia Sandra relatou algumas situações e pediu que elas demonstrassem, através do seu rostinho, como reagiriam. 

A educação emocional propõe um novo paradigma pedagógico, em que o indivíduo é estimulado a desenvolver competências intra e interpessoais, sabendo lidar criativamente com seus conflitos e os do meio, e aumentando sua autoconfiança e equilíbrio emocional.

Na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), as competências socioemocionais estão presentes em todas as 10 competências gerais. Essas habilidades, que focam em aptidões não cognitivas, ganharam reconhecimento nos últimos anos devido à percepção de que, quando os alunos aprendem a administrar as próprias emoções, é possível notar um impacto positivo na maneira como absorvem o conteúdo. E isso pode influenciar a vida como um todo.

Comentários