(32) 3421.2085
02/09/20 - Eventos e atividades coletivas
Comunidade do Carmo se despede da Irmã Maria das Mercês (1922 – 2020)

Comunicamos, com pesar, o falecimento, neste dia 2 de setembro, da Irmã Maria das Mercês de Paula, aos 98 anos. A comunidade educativa do Colégio Carmo manifesta seus sentimentos à Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência.

Irmã Mercês ingressou nesta congregação religiosa em 1939. Foi professora nos colégios Carmo de Cataguases, Caratinga, Juiz de Fora e Brasília. De 1999 a 2007, foi responsável pela biblioteca do Colégio Carmo de Cataguases. Formou-se em Economia pela UFJF e em Ciências Contábeis pela Universidade do Distrito Federal. Habilidosa na criação de cartazes e artes gráficas, surpreendia sua geração, demonstrando talento com os recursos digitais, usando programas como o Corel Draw. Seus conhecimentos sobre a história da congregação, da qual fez parte por 81 anos, foram de grande valor para a fundação do Memorial Carmelitas da Divina Providência.

Natural de Cataguases, ela nasceu em 24 de janeiro de 1922. Seu pai, Gonçalo Francisco de Paula, era imigrante português que veio para o Brasil no final do século XIX. Era um talentoso alfaiate, que costurava para a elite local. Sua mãe era brasileira, Maria José Pacheco Paula. O casal teve 15 filhos, sendo três deles religiosos. Além da Irmã Mercês (a 14ª filha), outros dois se consagraram padres.

Em mensagens de pesar, toda a equipe de professores, gestores e demais colaboradores do Colégio Carmo se despedem, com afeto, da Irmã Maria das Mercês de Paula. “Que Deus a receba em seus braços e que descanse em paz”, manifestou-se a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.

Comentários