31/08/20 - Ensino Médio
Gincana de Biologia conta com jogos da plataforma Bernoulli e de outros aplicativos

As estratégias gamificadas continuam em alta nas aulas de Biologia do 3º ano do Ensino Médio. Na última semana, o professor Alexandre Siqueira realizou uma gincana entre equipes de estudantes, para estimular a aprendizagem através de "games" sobre os conteúdos que estão estudando.

A turma montou um quebra-cabeça sobre biomas brasileiros através de um aplicativo disponível na plataforma digital Meu Bernoulli. Cada peça tinha uma questão do conteúdo. Quando os alunos acertavam a questão, a peça se encaixava no mapa. As equipes foram marcando pontos de acordo com seu desempenho.

O professor usou também outros aplicativos, como o Socrative, para completar a gincana virtual. Como eles estão revisando os conteúdos sobre ecossistemas, na área de Ecologia, a gincana contou com vários jogos sobre esse tema. Fizeram uma roleta que gira e, quando pára em um conceito, o aluno precisa defini-lo. Fizeram também uma forca com pistas que o estudante precisava adivinhar para acertar qual era o ecossistema citado. A competição foi realizada durante as videoconferências, de maneira síncrona, e também de forma assíncrona, fora do horário das aulas. Estes, foram games em que o jogador precisava acertar a toupeira com o conceito correto ou estourar os balões das respostas certas.

O principal objetivo, como destacou Alexandre, é estimular a aprendizagem, mas atividades como esta têm a vantagem, também, de promover maior interação entre os colegas, o que tem sido um desafio a mais durante esse período de ensino remoto.

Na galeria de imagens estão alguns "prints de tela" dos jogos que integraram a gincana.