03/08/20 - Eventos e atividades coletivas
Coletânea reúne os trabalhos em destaque nas aulas de Artes

Cinco turmas diferentes tiveram a oportunidade de realizar as mais diversas produções artísticas, ao longo do primeiro semestre de 2020. As propostas foram orientadas durante as aulas de Artes da professora Flávia, com as turmas do 6º ano A e B, 9º ano A e B (Ensino Fundamental) e 1º ano do Ensino Médio. Ao concluir a primeira etapa do ano letivo, a professora reuniu os trabalhos que se destacaram nas turmas em uma coletânea, que é apresentada nesse vídeo:

"Ao estudar diferentes movimentos artísticos, esperamos que eles possam colocar nos seus desenhos a emoção que eles têm, a vivência de cada um, o seu entendimento de mundo, de forma criativa e com liberdade de expressão. A experiência com as Artes é também uma forma de se posicionar no mundo, com criatividade, compreendendo o que é a estética, o prazer pela criação que ela realiza", destacou a professora. "A arte é isso: transformação e conhecimento o tempo todo. A disciplina de Artes, nas escolas, existe para isso, para despertar essa sensibilidade, esse reconhecimento do ser humano no mundo. Acima de tudo, as aulas de Artes têm um objetivo maior dentro das escolas: proporcionam aos alunos um olhar inclusivo com relação ao outro, de respeito, colaboração, compartilhamento e acolhimento", completou Flávia.

Os desenhos reunidos no vídeo estão relacionados ao conteúdo proposto. Como explicou a professora, a turma do 1º ano fez releituras da obra abstracionista de Kandinsky, trabalhos impressionistas e expressionistas.

A Arte Moderna foi a principal temática retratada nos trabalhos das turmas do 9º ano, que se dedicaram especialmente a Cataguases, reconhecida nacionalmente por sua relevante participação neste movimento artístico. A turma produziu também trabalhos no estilo história em quadrinhos.

Já as turmas de 6º ano se expressaram a partir dos conceitos que aprenderam, relacionados a luz e sombra, natureza morta, perspectiva, cores primárias, secundárias e terciárias, cores quentes e frias, desenho cego, desenho de observação, desenho de memória, dentre outros.