23/03/20 - Eventos e atividades coletivas
Atividades para casa durante o período não presencial

Prezados pais e/ou responsáveis pelos estudantes,

As crianças e jovens estão em casa e é saudável que tenham um tempo para se dedicar a atividades de aprendizagem, aproveitando os recursos tecnológicos de que cada família dispõe. Não sabemos por quanto tempo ficaremos reclusos e sem aulas presenciais, diante da situação de calamidade decretada em nosso país.

Devemos saber que existem diferentes cenários possíveis para conduzirmos nosso ano letivo, mas por hora não se pode afirmar qual será o melhor caminho. A única certeza que temos é de nossa total responsabilidade quanto à excelência da educação que o Colégio Carmo de Cataguases oferece aos seus alunos, contando com a confiança que nos é depositada para tal missão.

A reposição de aulas é uma necessidade e o calendário letivo será totalmente alterado. O mais provável é que aproveitemos, como letivos, os dias que, antes, constavam como recesso ou férias. Enquanto isso, os recursos de educação a distância (EAD) podem ser utilizados, adaptados a cada série escolar e levando-se em conta as particularidades de cada disciplina e conteúdo.

Estamos sistematizando, com os professores, o envio de atividades para as turmas, a partir desta semana. Pedimos, por favor, que fiquem atentos aos nossos canais de comunicação para que possamos combinar a nova rotina.

CONTEÚDO HUMANO

A situação de calamidade em nosso país é uma realidade que devemos enfrentar no momento, certos da proteção de Deus, com fé, coragem e serenidade. O Colégio Carmo de Cataguases deseja a toda a sua comunidade educativa muita saúde e que estejamos unidos, apesar de fisicamente distantes. Especialmente para as crianças e jovens que estão sob nossa guarda, que Deus nos dê forças para sermos mais carinhosos e compreensivos. Naturalmente, todos estão confusos, assustados, angustiados e apreensivos. É preciso, mais que nunca, buscar o equilíbrio emocional para conduzirmos a situação com eles.

Deveres de casa, conteúdos científicos, tudo isso é muito importante, é claro, mas, neste momento, o conteúdo humano se sobrepõe. Para os familiares que estão em casa com seus filhos, vamos refletir: quando é que teríamos um tempo tão precioso para nos dedicarmos, simplesmente, a ficarmos juntos?

Podemos aproveitar esse tempo para brincar com nossos filhos, contar histórias, cantar, dançar, desenhar, ver filmes, conversar, dividir tarefas domésticas, fazer juntos algumas receitas culinárias, aprender com tudo o que está acontecendo, ajudar alguém que esteja precisando, rezar, ter fé e cuidarmos uns dos outros, nos fortalecendo emocionalmente e espiritualmente.

Quantas vezes reclamamos que não tínhamos tempo! Agora, que precisamos ficar em casa, não vamos desperdiçar os dias com brigas e desentendimentos! Sejamos mais tolerantes, mais compreensivos, mais serenos, resilientes, aceitando o que não é possível mudar e confiantes de que, em breve, estaremos todos juntos novamente, confraternizando e voltando à rotina com toda a comunidade escolar.