(32) 3421.2085
16/03/20 - Eventos e atividades coletivas
Gestores dos colégios Carmo participam de encontro em Cataguases

Diretoras e coordenadoras dos colégios Carmo de Cataguases, Viçosa, Juiz de Fora e Teresópolis estiveram reunidas, no último sábado, 14 de março, na escola de Cataguases, participando do Encontro de Gestores Carmelitas. Com o grupo esteve, como palestrante, o Frei Cléber, Carmelita Descalço do Convento Santa Elizabete da Trindade, de Brasília. O tema abordado foi a origem e trajetória da Ordem Carmelita.

A preservação e fortalecimento da identidade cultural carmelita nos colégios Carmo é a pauta que estará presente, também, nos encontros que estão por vir, com os professores, demais funcionários e estudantes das escolas, como informou a responsável geral por este movimento, Irmã Sônia Maria Estevam, do Carmo de Viçosa.

“Como Carmelitas da Divina Providência, queremos ser neste mundo sinais de ternura e da misericórdia de Deus. Sentimo-nos chamadas a viver relações de misericórdia, com palavras, gestos e atitudes humanizadoras, realizando nossa missão profética, a exemplo de Madre Maria das Neves (fundadora da Congregação que conduz os colégios Carmo)”. Assim, o grupo de gestores carmelitas apresenta o horizonte de seu projeto.

Durante o sábado, com as gestoras carmelitas, Frei Cléber dissertou sobre a história da Ordem do Carmo, que surgiu em Israel, no Monte Carmelo, de uma experiência religiosa ocorrida nos séculos XII e XIII d.C., período da Média Idade Média, quando aconteciam as Cruzadas. O grupo de eremitas que viveu nessa região do Monte Carmelo foi obrigado a migrar para a Europa, onde a Ordem do Carmo foi aprovada pelo Papa Gregógio IX, em 1229.

Para cumprir a missão de aprofundamento da espiritualidade e do carisma na vida do educador carmelita, o grupo agendou os encontros, a serem realizados anualmente, nos próximos cinco anos, até 2024, cada um deles em uma cidade:

  • Em 2020, Encontro das equipes administrativas, em Viçosa;
  • Em 2021, Encontro de professores da Educação Infantil, em Teresópolis;
  • Em 2022, Encontro de professores do Ensino Fundamental I, em Juiz de Fora;
  • Em 2023, Encontro de professores do Ensino Fundamental II, em Cataguases;
  • Em 2024, Encontro de professores do Ensino Médio, em Juiz de Fora;
  • Em todos os anos, até 2024, Encontro das Equipes Gestoras;
  • Em todos os anos, até 2024, Retiro anual para Educadores, no Seminário da Floresta, em Juiz de Fora.

Além dos eventos com os educadores, o grupo programou as formações para os educandos. Dentre as ações, estão as atividades anuais na Semana de Madre Maria das Neves (sempre de 2 a 8 de março), o Dia de Formação para os alunos do Ensino Médio, o Dia do Aluno Carmelita, a Semana Vocacional e o Encontro de Ex-alunos.

Integra-se aos eventos, também, a Novena a Nossa Senhora do Carmo e Festa do Profeta Elias, em que participam, anualmente, de 7 a 20 de julho, as comunidades educativas e eclesiais.

Comentários