21/02/20 - Eventos e atividades coletivas
Professores têm capacitação para uso de novos recursos digitais

O Consultor Pedagógico do Sistema Bernoulli de Ensino, Joani Genelhu, está na escola desde ontem, trabalhando com os professores de todos os segmentos, para apresentar e capacitar a equipe para o uso dos novos recursos digitais para 2020.

O Bernoulli oferece, como soluções digitais, uma série de tecnologias integradas para os estudantes conectados em celulares, tablets e computadores. Para as séries iniciais (Educação Infantil e Ensino Fundamental I), os aplicativos serão baixados pelos pais e responsáveis pelos alunos a fim de que estejam ao lado das crianças nas tarefas de casa, que passam a contar com tais recursos.

A cultura digital é a 5ª competência, entre as 10 que estão elencadas na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), enfatizando o papel da escola na educação básica, de preparar os estudantes para viverem em um mundo cada vez mais tecnológico.

Dentre as novidades apresentadas estão três aplicativos para celular:

• Bernoulli Play, com leitor de QRCode. No material didático (apostilas impressas) de todos os segmentos, o estudante complementa sua aprendizagem com acesso aos links abertos através dos QRCodes. No Ensino Fundamental II e Ensino Médio, os exercícios das apostilas têm também códigos alfanuméricos que direcionam o aluno para resolução de questões.
  • Meu Bernoulli XP, com gamificação, é a grande novidade para os alunos do 1º ao 5º anos do Ensino Fundamental. O aplicativo utiliza estratégias de "games" (jogos virtuais) para envolver as crianças. Cada aluno, ao usar o aplicativo com seu login e senha, passa a ter um avatar personalizado, inclusive com roupas e acessórios escolhidos pela criança. Esse avatar percorre os ambientes virtuais, que são ilhas temáticas: Verboxia (Português), Geólia (Geografia), Numéria (Matemática), Energília (Ciências) e Templânia (História). O estímulo à aprendizagem através dos "games" é explorado de tal forma que o usuário, ao passar por diferentes fases, conquista moedas virtuais para o seu avatar.
  • Meu Bernoulli, versão 3.0, para alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio, é o aplicativo que tem todo o material didático digitalizado e maior interação com os professores, que podem marcar atividades para casa e estudos complementares utilizando tais recursos.

O login e senha de cada aluno será informado logo que voltarem as aulas, após o recesso de Carnaval.