02/12/19 - Eventos e atividades coletivas
Aniversário da Congregação Carmelita

A Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência está completando, hoje, 120  anos. Sua história começou em 2 de dezembro de 1899, em Saquarema, RJ, onde Madre Maria das Neves, a fundadora, administrava uma casa de caridade. Outras religiosas se uniram a ela e, em 1902, seguiram para Campos, RJ, para administrar um asilo.

Em 1912, a Congregação fundou o Colégio Carmo de Cataguases e, a partir daí, diversas outras escolas. Atualmente, também fazem parte da rede o Carmo de Viçosa, Juiz de Fora e Teresópolis. A evangelização e assistência aos mais necessitados acontece através de diversas obras sociais, em cidades de Minas Gerais, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Goiás, Pernambuco, Amazonas e Pará e no exterior, no Equador e no Haiti, como informa o site carmelitasdiviprov.com.br. A Superiora Geral é a Irmã Maria Imaculada Resende Pereira.

Em mensagem às Irmãs Carmelitas, que estão reunidas hoje em Saquarema, professores, coordenadoras, diretoras e demais funcionários do Colégio Carmo de Cataguases apresentam seus cumprimentos: “Celebramos 120 anos da Congregação Carmelita, rendendo graças pelas escolas Carmo, frente de formação de crianças, jovens e adultos. Madre Maria das Neves, Rogai a Deus por nós.”

MEMORIAL

Ao lado do Colégio Carmo, no segundo andar do Educandário Dom Silvério, está o Memorial Carmelitas da Divina Providência, espaço inaugurado em 2012, que abriga o acervo de valor histórico e sentimental da Congregação. O museu recebe visitantes o ano todo e está integrado ao roteiro turístico de Cataguases. Fica aberto de segunda a sexta, de 14h às 17h. Para visitas em outros horários, é possível combinar com o coordenador, o professor de História do Carmo, Gilmar Moreira, ou pelo telefone (32)3422-1398.