11/11/19 - Eventos e atividades coletivas
Colégio Carmo participa do Encontro sobre Novos Rumos para a Educação

Na manhã deste sábado, dia 09, os professores do Colégio Carmo participaram, em Leopoldina, do Encontro sobre Novos Rumos para a Educação. Além dos professores, as ajudantes da Educação Infantil, estudantes de Pedagogia, também estiveram presentes.

O evento foi promovido pelo Instituto Brasileiro de Educação Moral e Conhecer Educação e Cultura. Os participantes assistiram palestras  ministradas pelos renomados  educadores, José Pacheco e Marcus de Mário que falaram, principalmente,  sobre  vivências baseadas no comportamento dos alunos e professores, desmistificando paradigmas e propondo uma nova abordagem na escola.

Marcus de Mario  é conhecido por desenvolver a Pedagogia da Sensibilidade, a Escola do Sentimento e outros projetos propostos pelo IBEM, reunindo educadores voltados para a educação transformadora que trabalham junto com os professores e a escola.  Falou sobre experiências  do cotidiano e concluiu sua apresentação dizendo que a proposta é fazer da escola uma organização viva, de seres humanos, que interagem, que aprendem, que se amam.

O português José Pacheco é o fundador da Escola da Ponte, baseada em valores como a liberdade, responsabilidade e solidariedade. É crítico do tradicional sistema de ensino e propõe uma metodologia de preparação do aluno para a cidadania, mas demonstrou que é preciso rever muitos conceitos. Ele considera que o professor não ensina o que sabe, mas transmite o que é. Durante a sua fala, fez muitas reflexões sobre a educação e ações para a mudança do atual cenário.

Foi um momento de muito aprendizado para todos os envolvidos, pois proporcionou a troca de informação e atualização sobre o tema central. Houve várias discussões sobre medidas que precisam ser tomadas para melhorias na Educação.