04/12/18 - Ensino Médio
Turma do 3º ano visita o Lar de Idosos São Vicente de Paulo

A turma do 3º ano do Ensino Médio esteve, no dia 13 de novembro, no Lar de Idosos São Vicente de Paulo, em uma visita, pelo projeto Carmo Voluntário. Apresentaram belos registros de sua vivência, como este que citamos a seguir:

"Na esteira dos países em desenvolvimento, o Brasil caminha para se tornar um país de população idosa. Segundo dados do IBGE, o grupo de idosos de 60 anos ou mais será maior que o grupo de crianças com até 14 anos, já em 2030.

Muitos idosos se sentem sozinhos e se você puder ir ao lar, só para conversar, já vai deixá-los mais felizes. O contato pode enriquecer as duas partes. O mais jovem escuta fatos do passado que ele desconhecia e, quando dá atenção ao idoso, se sente uma pessoa melhor, vê que é gratificante. Já os idosos, quando transmitem conhecimento, se sentem prestigiados e apresentam melhora na autoestima.

Desde logo importa desmistificar uns quantos preconceitos em relação à população idosa e atuar no sentido de dar mais vida aos anos. O Governo brasileiro deve estimular as empresas, as lojas e as escolas a contratarem os idosos e, nas escolas, deve-se ensinar a criança desde pequena sobre a importância de fazer trabalhos voluntários, visitas a asilos e principalmente sobre como é bom escutar os idosos."

- Maria Júlia Dias Duarte, aluna do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Carmo.