(32) 3421.2085
29/06/22 - Eventos e atividades coletivas
Congregação promove Encontro Anual de Educadores Carmelitas

O Encontro Anual de Educadores Carmelitas foi realizado no último sábado, 25 de junho, através de videoconferência. Promovido pela Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, contou com a participação de educadores dos Colégios Carmo de Juiz de Fora, Viçosa, Teresópolis e Cataguases.

Tendo como objetivo o aprofundamento da espiritualidade carmelita, Irmã Marlene Frinhani, em sua palestra, destacou o exemplo de vida de Santa Teresinha do Menino Jesus (Teresa de Lisieux), freira carmelita nomeada co-padroeira da França. A palestrante é religiosa da Congregação, tendo exercido as funções de Conselheira Geral, Superiora Geral, Superiora Provincial e Conselheira. Formada em Pedagogia, é especialista em Literatura Portuguesa, Antropologia Cultural e Religiosa, Planejamento Educacional, Psicologia Aplicada e Treinamento no Modelo de Ajuda.

“Numa partilha construtiva, a comunidade educativa pôde concluir que para enfrentar os desafios destes novos tempos, faz-se necessário a paciência, tão presente da vida de Santa Teresinha do Menino Jesus. Tal paciência não pode ser passiva, mas acompanhada de atitudes que nos levem a dialogar com esta juventude, que diante de tanta informação e pontos de vista, encontra-se confusa e desnorteada. Concluímos que é preciso abrir espaço para o diálogo, para a verdadeira espiritualidade carmelita, que segundo Teresinha, nasce das pequenas atitudes”, afirmou o professor Claudenilson José da Silva, em depoimento pós-encontro, registrado no site do Colégio Carmo de Teresópolis.

A palestra do professor Humberto Silvano Herrera Contreras foi sobre o pacto educativo global, lançado pelo Papa Francisco em 2020, como um chamado para que todas as pessoas no mundo, instituições, igrejas e governos priorizem uma educação humanista e solidária. O palestrante é docente na Faculdade Padre João Bagozzi, em Curitiba, Paraná. Filósofo, pedagogo, Mestre e Doutorando em Educação, é consultor do Setor Universidades/CNBB.

O professor apresentou os sete compromissos do Pacto Educativo, que são os seguintes:

  1. Colocar a pessoa no centro de cada processo educativo
  2. Ouvir a as gerações mais novas.
  3. Promover a mulher.
  4. Responsabilizar a família.
  5. Se abrir à acolhida.
  6. Renovar a economia e a política.
  7. Cuidar da casa comum.

Aos interessados em conhecer melhor o Pacto, o professor Humberto apresentou estes links que compartilhamos a seguir:

  1. Vademecum do Pacto Educativo Global - https://materiais.smbrasil.com.br/vademecum-pacto-educativo-global
  2. Chaves do Pacto Educativo Global (material para crianças/adolescentes e adultos) - https://materiais.smbrasil.com.br/lp-nec-pacto-educativo-global-cartazes
  3. Dicionário do Pacto Educativo Global - https://materiais.smbrasil.com.br/lp-nec-dicionario-pacto-educativo-global
  4. Guia “Construir o Pacto Educativo Global: do local ao global" - https://materiais.smbrasil.com.br/lp-nec-guia-pacto
  5. Série de podcast sobre "A escola católica na trilha do Pacto Educativo Global” - https://open.spotify.com/episode/7gyfJQRWuaUGAcqu0j9XPF?si=kRu8EsTDS9SxaE22XOOwcg (esse é o link do 1º episódio, são 5 episódios. Todos estão disponíveis no spotify e também o acesso pode ser realizado via https://materiais.smbrasil.com.br/hub-nucleo-escolas-catolicas)
  6.  Apresentações de slides utilizadas na palestra: https://we.tl/t-z1B4jDKUwn
Comentários