(32) 3421.2085
24/05/22 - Ensino Fundamental II
Turmas do 9º ano fazem visita guiada a pontos históricos e artísticos de Cataguases

De João Duarte a Francisco Peixoto, uma cidade em transformação. Este é o tema do projeto desenvolvido com as turmas do 9º ano, de forma interdisciplinar, nas aulas de História e Artes. A culminância foi o passeio pelos pontos históricos e culturais de Cataguases, na manhã de sexta-feira, 20 de maio. Do alto do "Trio da Alegria", o grupo foi observando os locais, tendo como guia Virgínia Ribeiro, responsável pelo programa de educação patrimonial da Secretaria Municipal de Cultura.

"O nosso foco foi o de vivenciar através da observação e da narrativa o conteúdo estudado em sala de aula: a República Oligárquica e o Modernismo", explicou o professor de História, Gilmar Moreira Gonçalves. Ele ressaltou o fato de Cataguases ser reconhecida, no cenário nacional, por seu patrimônio cultural modernista, com obras como a Revista Verde, a arquitetura, esculturas e pinturas modernistas. "Nesse ano, especialmente, o interesse pelo tema é maior, pois comemora-se o centenário da Semana de Arte Moderna de 1922", observou a professora de Artes, Flávia Lobo.

As obras "A pequena História de Cataguases", de Joaquim Branco, e "Redescobrindo Cataguases", que tem a coordenação do professor Gilmar Moreira Gonçalves, foram as principais referências do estudo. Para aqueles que quiserem conhecer ou recordar a história de Cataguases, os livros estão disponíveis na biblioteca da escola.

Voltando ao tema do projeto, a título de esclarecimento, o português João Duarte chegou a Cataguases em 1872, destacando-se como empreendedor e político local e Francisco Peixoto tem seu nome gravado na história de Cataguases, especialmente relacionada ao Movimento Modernista, tendo, na década de 1940, lançado sua cidade natal na cena da Arquitetura moderna brasileira.

Comentários