09/05/22 - Ensino Médio
Turma do 3º ano e treineiros do 1º e 2º anos já podem se inscrever no ENEM 2022

As inscrições para o ENEM 2022 estarão abertas a partir de amanhã, 10 de maio. Do Carmo, toda a turma do 3º ano se prepara para o Exame Nacional do Ensino Médio, que está marcado para os dias 13 e 20 de novembro. Quem cursa o 1º e 2º anos do Ensino Médio também pode se inscrever como treineiro. Os professores do Carmo têm recomendado essa experiência a todos. Assim, percebem melhor a administração do tempo de prova, as regras e a rotina no dia do exame, o estilo das questões comuns em cada área e podem traçar, de forma mais realista, as estratégias para serem mais assertivos quando for pra valer.

O participante "treineiro" estará submetido às mesmas regras que os demais participantes, exceto quanto à divulgação dos resultados, que, por serem para fins de autoavaliação de conhecimentos, serão divulgados 60 dias após a divulgação dos resultados do Exame, como consta no edital publicado pelo MEC/INEP - Ministério da Educação/Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira.

Os treineiros têm na Página do Participante informações que podem nortear seus estudos. Após a correção, ali serão divulgadas as notas e o documento chamado "Vista Pedagógica", que detalha a performance do estudante em cada uma das cinco competência exigidas na redação, incluindo um gráfico final comparando o desempenho do aluno com os demais participantes do ENEM.

As inscrições vão até o dia 21 de maio. O site oficial é https://enem.inep.gov.br/participante. As provas do ENEM impresso são aplicadas em escolas de Cataguases. Em 2022, o edital mantém, basicamente, a mesma estrutura do exame que vem sendo aplicado nos últimos anos. O INEP informou que o "Novo ENEM", com um formato diferente, adaptado ao "Novo Ensino Médio", só será aplicado a partir de 2024.