(32) 3421.2085
25/02/22 - Ensino Fundamental I
Crianças do 1º ano conversam com cientista sobre o fim do plástico

Do seu laboratório de pesquisas, na Universidade de Delaware, nos EUA, a cataguasense Lummy Maria Oliveira Monteiro conversou, na tarde de ontem, por videoconferência, com as crianças do 1º ano do Ensino Fundamental. O bate-papo foi conduzido pela professora Fabíola, que está apresentando aos pequenos o universo da pesquisa científica. No caso de Lummy, o objeto de estudo é o plástico.

Formada em Bioquímica pela UFV, com Mestrado e Doutorado na USP (Bioquímica e Microbiologia), a jovem cientista trabalha atualmente nos EUA, numa pesquisa sobre a biodegradação do plástico. "Basicamente eu estou buscando por formas alternativas de acabar com o plástico, principalmente os que não são devidamente reciclados. Eu uso bactérias, fungos e leveduras nesse processo. Eles 'comem' os plásticos e assim a gente ajuda o meio ambiente", explicou.

Para as crianças, Lummy procurou dar explicações mais simples sobre o que é o trabalho de uma cientista, apresentou o seu laboratório e também respondeu a muitas perguntas. Curiosas, as crianças aproveitaram a oportunidade, despertando grande interesse por tudo o que viram e ouviram.

Comentários