13/12/21 - Ensino Médio
“NOVO ENSINO MÉDIO”: novidades são para as turmas que vão cursar o 1º ano em 2022

Quem chega ao 1º ano do Ensino Médio do Colégio Carmo em 2022 não vai perceber grandes mudanças em relação ao que as turmas de 1º ano de 2020 e 2021 já tiveram. A rotina de aulas pela manhã e mais um ou dois dia de aulas à tarde já é realidade na escola há muitos anos. “A nossa carga horária já era bem maior do que o mínimo que era exigido por lei”, explica a Diretora Pedagógica, Cecília Poyares.

“Com relação aos conteúdos oferecidos, vamos seguir as diretrizes de Minas Gerais, implementando as mudanças de forma gradual, direcionadas aos estudantes que iniciam o Ensino Médio em 2022. Serão eles que, em 2024, terão um ‘novo Enem’, adaptado ao que passou a ser oferecido nesse ‘Novo Ensino Médio’, como tem sido anunciado pelos órgãos competentes”, explica Cecília.

“Aqui no Carmo, temos o compromisso, com os nossos alunos e seus responsáveis, de prepará-los para o Enem e outros processos seletivos de ingresso em cursos universitários. Não somos uma escola de formação técnica, não oferecemos habilitações profissionalizantes. Nosso foco, no Ensino Médio, é preparar os estudantes para seguirem sua trajetória acadêmica em cursos superiores. Por isso, qualquer mudança em relação às disciplinas oferecidas será pautada na matriz de referência do principal exame nacional, que é o Enem”, completou. Dessa forma, a matriz curricular do 1º ano de 2022 vai manter as disciplinas básicas: Português, Inglês, Literatura, Matemática, Física, Química, Biologia, História, Geografia, Filosofia, Sociologia, Artes e Educação Física.

O que muda, então?

No Carmo, uma disciplina, integradas à proposta chamada de “Novo Ensino Médio”, já é oferecida desde 2020: Projeto de Vida. As novidades, em 2022, são a inclusão de aulas de Oficina de Redação, Obras Literárias e Laboratório de Ciências da Natureza entre os conteúdos da parte flexível do currículo. As três foram escolhidas pela escola a partir do catálogo de disciplinas eletivas em itinerários formativos do Novo Ensino Médio, elaborado pelo Sistema Bernoulli de Ensino. O Carmo é escola parceira deste sistema, adotando seu material didático impresso, tecnologias e soluções integradas.

O que diz a lei?

O Colégio Carmo está implementando, a partir de 2022, o novo currículo para o Ensino Médio, conforme instituído pela Lei Federal 13.415/2017. O “Novo Ensino Médio” amplia a exigência de carga horária para mil horas.  Até 2021, a lei exigia o mínimo de 833 horas e 20 minutos. Nas escolas de Minas Gerais, a implementação será gradual. Em 2022, o Novo Ensino Médio será realidade nas escolas públicas e particulares que oferecem o 1º ano; em 2023, nas turmas do 1º e 2º ano; e em 2024, nas de 1º, 2º e 3º. As mudanças têm como documento norteador o Currículo Referência de Minas Gerais do Ensino Médio, homologado pelo Conselho Estadual de Educação de Minas Gerais (CEE/MG), na Resolução SEE Nº 4.657/2021. O Novo Ensino Médio é composto pela Formação Geral Básica, que considera as aprendizagens comuns e obrigatórias que foram definidas na Nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), e os Itinerários Formativos, que se apresentam como parte flexível do currículo.

No Colégio Carmo, para a turma do 1º ano de 2022, os componentes curriculares, organizados por áreas, serão oferecidos da seguinte forma:

FORMAÇÃO GERAL BÁSICA:

Linguagens e Suas Tecnologias:

• Língua Portuguesa
  • Literatura
  • Língua Inglesa
  • Artes
  • + Educação Física

Matemática e Suas Tecnologias:

• Matemática

Ciências Humanas e Sociais Aplicadas:

• História
  • Geografia
  • Filosofia
  • Sociologia

Ciências da Natureza e Suas Tecnologias:

• Física
  • Química
  • Biologia

ELETIVAS / ITINERÁRIOS FORMATIVOS:

• Projeto de Vida
  • Oficina de Redação
  • Obras Literárias
  • Laboratório de Ciências da Natureza

TOTAL DE AULAS NO 1º ANO:

29 horas-aula de formação básica (de 50 min.)

somados a 4 horas-aula eletivas (50 min.),

totalizando 33 horas-aula semanais,

o que equivale a 1.100 horas no 1º ano do Ensino Médio.

O horário será organizado de forma que os estudantes tenham aulas, de segunda a sexta-feira, no período matutino e, pelo menos uma vez por semana, no período vespertino.