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18/11/21 - Ensino Médio
Oficinas de redação mantém o 3º ano afiado para a prova nota mil do ENEM

Qual será o tema da redação do ENEM neste ano? Testar hipóteses e treinar para atender a todas as exigências do modelo proposto foi o que a turma do 3º ano mais fez ao longo do ano, em oficinas de redação semanais com as professoras Mariele e Cíntia. A resposta virá, de fato, neste domingo, 21 de novembro, primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio.

“Fizemos um trabalho focando não especificamente em um tema, mas nas áreas do conhecimento, preparando os meninos de forma mais ampla para o tema que cair na prova”, explicou Mariele. A professora relatou que cada aluno foi orientado a produzir redações em torno de 50 temas, entre os 40 que estão no material de estudo adotado, do Bernoulli Sistema de Ensino, e outros propostos nas atividades das etapas, avaliações e nos simulados do Bernoulli. “Buscamos também referências em análises atuais de professores consagrados como Jana Rabelo (professora do colégio Bernoulli de BH) e Caetano Mondadori (especialista em Redação com cursinho nacional online)”, contou.

As oficinas de redação são fundamentais justamente para que os estudantes treinem para atender a todos os critérios que são apresentados na Cartilha do Participante, do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), órgão do Ministério da Educação responsável pelo exame.

A redação vale mil pontos e pode ser decisiva na busca por uma vaga no ensino superior. “É importante destacar alguns critérios básicos exigidos: uso da norma-padrão; atendimento ao tema e ao gênero dissertação-argumentativa; uso de repertório sociocultural para legitimar a argumentação; uso de operadores argumentativos inter e intraparágrafos e uma proposta de intervenção que respeite os Direitos Humanos, que atenda à discussão proposta e que possua cinco elementos:  o agente, a ação, o meio/modo, o efeito e o detalhamento”, apresentou Mariele.

Para quem quer aprender a fazer uma redação nota 1000 no ENEM, a professora orienta, detalhadamente, cada parte: “A redação do Enem apresenta uma microestrutura bem definida, que se encaixa na macroestrutura tradicional de introdução, desenvolvimento e conclusão. O projeto de texto, um dos critérios da competência III (que consta na cartilha do participante), avalia exatamente isso. Assim, na introdução, o candidato deve: contextualizar o tema, especificar a tese e delimitar os argumentos que a defenderão. Nos desenvolvimentos: iniciar com operador argumentativo interparágrafo; retomar o argumento a ser desenvolvido; incluir repertório sociocultural para legitimá-lo; aprofundar a discussão relacionando repertório e argumento. Na conclusão: iniciar com operador argumentativo interparágrafo conclusivo; retomar a tese; criar proposta de intervenção com os 5 elementos; apresentar desfecho que pode retomar o repertório da introdução.”

Desejamos a todos os participantes do ENEM que façam uma boa prova, procurem manter a calma e deem o melhor de si. E caprichem na letra na hora da redação!

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