(32) 3421.2085
30/09/21 - Ensino Médio
PISM UFJF 2022: confira as dicas para se preparar para as provas

Estão abertas, até 18 de outubro, as inscrições para o PISM 2022 da UFJF. As informações estão disponíveis em https://www2.ufjf.br/copese/vestibular-pism-2/pism-2022/. Como sabemos que praticamente todos os estudantes do Ensino Médio do Colégio Carmo se inscrevem, anualmente, para participar do Programa de Ingresso Seletivo Misto (PISM) da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), apresentamos a seguir algumas informações e dicas importantes:

  • Metade das vagas para ingresso nos cursos superiores da instituição são preenchidas dessa forma e a outra metade, através do Sistema de Seleção Unificada (SISU), que utiliza a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). A prova do ENEM é feita somente ao final do 3º ano do Ensino Médio.
  • Para o Campus Juiz de Fora, através do PISM, a UFJF está oferecendo, atualmente, 1.903 vagas, em 66 cursos. Para o Campus Governador Valadares, estão sendo oferecidas 400 vagas, em dez cursos.
  • O estudante que planeja conquistar uma dessas vagas precisa se preparar bem, estudando de forma estratégica, pois o processo seletivo ocorre em três módulos, ao final de cada um dos três anos do Ensino Médio.
  • As provas do Módulo I, II e III estão previstas para acontecer nos mesmos dias: 5 e 6 de fevereiro de 2022.
  • É importante que o estudante leia com atenção o EDITAL e o Conteúdo Programático de cada módulo e converse com os professores de cada disciplina, ao longo do Ensino Médio do Carmo, para as orientações de estudo.
  • A dica de ouro é fazer as provas dos anos anteriores. No site oficial estão disponíveis todas as provas e os gabaritos, desde 2010. É treinando que vocês vão percebendo quanto tempo demoram em cada questão, a linguagem e o conteúdo que é cobrado. Cada um deve buscar a melhor forma de usar esse material a seu favor.
  • Estabeleça um cronograma de estudos, com dias e horários específicos para a preparação.

  • Busque o equilíbrio necessário para sua saúde física e mental com uma rotina saudável de estudos, lazer, atividades físicas, boa alimentação e descanso. Fuja dos pensamentos e modelos mentais negativos, que geram ansiedade. As provas são importantes para o seu futuro, mas para chegar lá, viva com alegria o seu presente, aproveite a convivência com a família e amigos e tenha fé em Deus, na certeza de que Ele te ilumina e te guarda, todos os dias!

 

Comentários