(32) 3421.2085
29/09/21 - Ensino Fundamental I
Code Combat: lições de programação que o 4° e 5° anos estão aprendendo

As crianças do 4º e 5º anos estão aprendendo linguagem de programação, compreendendo a lógica por trás dos jogos, usando uma plataforma gamificada chamada Code Combat. O projeto está sendo conduzido nas aulas de Informática do Tio Magno, com metodologias ativas de aprendizagem, promovendo o desenvolvimento de habilidades como o raciocínio lógico, a resolução de problemas com abstração, a autoconfiança, a proatividade, a criatividade e a concentração.

Nessa abordagem lúdica, os alunos aprendem a programar enquanto brincam e escrevem códigos. O Code Combat é recomendado para alunos com 6 anos ou mais. Embora utilize comandos que podem parecer complexos, como a linguagem JavaScript, a proposta é adaptada para as crianças. A estratégia tem sido indicada por especialistas em educação e a própria plataforma apresenta planos de aula adequados para turmas dos anos iniciais do Ensino Fundamental.

Programar computadores é como dizer a eles o que fazer. A linguagem de programação segue regras básicas de sintaxe para criar sentenças e se comunicar com as maquinas, algo cada vez mais demandado num mundo tão informatizado, com aplicativos e dispositivos para os mais diversos fins. Com as aulas, as crianças, que já costumam passar horas do dia jogando, podem despertar o interesse para ir além, dominando novas linguagens.

 

Comentários