14/07/21 - Eventos e atividades coletivas
SEMANA DO CARMO 2021: no primeiro dia, equipes criam trabalhos para mural multimídia

Foi uma manhã muito produtiva e animada, hoje, para os participantes da Semana do Carmo 2021, reunidos em grupos em suas videoconferências, nas turmas do Ensino Fundamental II e Ensino Médio. Para os estreantes, nas turmas do 6º e 7º anos, foi um desafio extra, pois tudo é novidade nessa tradicional gincana da escola, que é realizada anualmente, sempre no mês de julho.

Aproveitando o que há de oportuno no ensino remoto, os alunos criaram documentos compartilhados virtualmente para edição de slides e vídeos. Todos estão sendo postados em um mural multimídia e interativo (o Padlet) que, ao final, será apresentado em exposição para toda a comunidade.

A primeira tarefa do dia foi intitulada "A vida antes de nós". Como dizia a mensagem encaminhada a todas as turmas, "todos vocês, alunos, nasceram no século XXI, já beneficiados pelas inúmeras contribuições que a humanidade vem produzindo e oferecendo, em sua escalada ao longo dos tempos. Na verdade, todo o contexto de nosso dia a dia, o que usamos, o que consumimos e até o que pensamos, são resultados de um acúmulo de conhecimentos, invenções, pensamentos e práticas que cada geração recebe das gerações anteriores, e é preciso saber valorizar tudo isso. Baseados no tema central de nossa Semana, que é a valorização da Vida, teremos, nas atividades de hoje, um olhar atento às conquistas e realizações daqueles que vieram antes de vocês. Para isto, estabelecemos uma década para as tarefas de cada turma, desde os anos 1880 até os anos 1990."

Uma outra tarefa, já no final da manhã, tornou as videoconferências bem animadas pelo som das músicas. É que o desafio, para as turmas, era escolher canções que marcaram épocas diferentes, cada equipe com uma proposta original. No Padlet, ficará em exposição a apresentação das músicas, em vídeo, tendo alguns alunos dançarinos mostrando seu talento.

"A música sempre esteve presente em nossa vida, seja nos emocionando com melodias e letras inspiradoras, seja com ritmos que nos embalam e agitam. E muitas músicas tornaram-se inesquecíveis, atravessando décadas e décadas, embalando e alegrando a vida de várias gerações", dizia a mensagem que abriu este último trabalho do dia.

Amanhã, dia 15, já está programada uma nova manhã de atividades nesta primeira Semana do Carmo virtual. Na Galeria de Imagens, abaixo, apresentamos alguns registros feitos pelos professores, com prints das videoconferências da manhã de hoje.