03/05/24 - Eventos e atividades coletivas
Carmo comemora os 150 anos de nascimento de sua primeira diretora, Madre Bernadete

Os 150 anos do nascimento de Madre Bernadete, que foi a primeira diretora do Colégio Carmo de Cataguases, serão comemorados nesta sexta-feira, em evento fechado para convidados, com a participação especial das crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental da escola e do Educandário Dom Silvério, que vão cantar e participar das encenações.

A festa está programada para a tarde de 3 de maio, no local que tem o nome da homenageada, o Pavilhão Madre Bernadete. O evento contará com a presença da Superiora Geral da Congregação das Irmãs Carmelitas da Divina Providência, Irmã Maria Imaculada Resende Pereira, que virá a Cataguases, com outras representantes da instituição, especialmente para a cerimônia de abertura da agenda de comemorações marcadas pela efeméride dos 150 anos. Haverá transmissão, ao vivo, pelo canal das Irmãs Carmelitas no Youtube, permitindo que outras comunidades da congregação assistam:

MADRE BERNADETE
03/05/1874 – 08/12/1930

Há 150 anos, em 3 de maio de 1874, na cidade de Valença, RJ, nascia Carolina Rosa de Abreu Macedo, filha de Manoel Antônio Macedo e Maria Francisca Lacerda. Depois de ficar órfã da mãe, a menina passou a infância com os avós, tios e com o pai, até que ele precisou voltar para a terra natal, Portugal. Antes disso, levou Carolina, com apenas 8 anos de idade, para estudar no internato da Escola Nossa Senhora do Amparo, em Petrópolis. No Amparo, a jovem Carolina teve uma destacada formação acadêmica, descobriu sua vocação religiosa e passou a trabalhar, como professora, chegando a ser, ainda muito jovem, diretora daquela escola.

Decidida a se juntar a uma nova congregação, em julho de 1905, em Campos, RJ, integrou-se ao pequeno grupo de religiosas, liderado por Madre Maria das Neves – as primeiras Irmãs Carmelitas da Divina Providência. Em 8 de outubro de 1907, Carolina tornou-se uma juniorista, assumindo seu compromisso religioso. Como era de costume na época, as freiras mudavam de nome, homenageando algum santo. Passou, então, a ser chamada pelo nome de Irmã Bernadete da Imaculada Conceição.

As carmelitas dedicavam-se a aos pobres e enfermos. Para isso, saiam pedindo esmolas. Numa de suas viagens em busca de ajuda financeira, uma das irmãs chegou a Cataguases, MG, em 27 de novembro de 1911. Na cidade, já havia um colégio para meninos, mas as meninas estudavam em suas casas, com tutoras. Políticos e religiosos locais buscavam uma instituição católica que pudesse assumir a gestão da escola que seria aberta para as meninas. O convite foi feito a essa jovem congregação, que decidiu aceitar a missão.

Em 6 de fevereiro de 1912, as Irmãs Carmelitas chegaram a Cataguases, dando início ao projeto. Quatro dias depois, em 10 de fevereiro, foi oficialmente inaugurado o Colégio Nossa Senhora do Carmo de Cataguases, em regime de internato, semi-internato e externato. Madre Bernadete da Imaculada Conceição foi a primeira diretora, tanto da escola quanto do orfanato, o Educandário Dom Silvério.

Madre Margarida foi a Superiora Geral da Congregação até abril de 1915, quando faleceu. A partir de então, Madre Bernadete assumiu também o posto de Superiora Geral. Foi somente em 1921, aos 41 anos de idade, que ela fez seus votos perpétuos, como freira carmelita.

Como gestora da Congregação das Irmãs Carmelitas, Madre Bernadete conduziu grandes projetos, com a abertura de novas escolas, asilos e orfanatos pelo Brasil, impulsionando a expansão das obras missionárias. Sua história empreendedora, hoje, é contada em livros e outros registros históricos, que estão reunidos no Memorial Carmelitas da Divina Providência, situado no andar superior do Educandário Dom Silvério, em Cataguases.

Madre Bernadete faleceu em 8 de dezembro de 1930, aos 56 anos. Na data, por uma feliz coincidência, os católicos comemoram o Dia da Imaculada Conceição, sua grande referência.